Skip to content

Vantagens do Seguro Educacional para os Pais

Seguro Educacional

Embora pouco conhecido, o seguro educacional garante o estudo de crianças e adolescentes, do maternal até o término da faculdade. O objetivo é auxiliar nas mensalidades em caso de desemprego, invalidez ou morte do responsável pelo aluno. Esse tipo de seguro funciona como uma espécie de bolsa de estudos, garantindo o pagamento da educação até o fim do curso. Algumas instituições de ensino têm convênio com seguradoras e oferecem o seguro educacional através de uma apólice coletiva, o que em geral torna o seguro mais barato. Entretanto, nada impede que essa proteção seja contratada individualmente, direto com a seguradora.

Vantagens e benefícios

O seguro educacional é interessante tanto para o aluno, que tem respaldo financeiro para continuar os estudos, como para a instituição de ensino, que garante o recebimento das mensalidades, prevenindo a inadimplência.

Você pode contratar o seguro educacional de acordo com o ciclo de estudo de seus filhos. Algumas seguradoras oferecem coberturas adicionais para outras despesas, desde o transporte escolar até assistência médica 24h. Alguns seguros também incluem aulas em casa com professor particular se o aluno estiver impossibilitado de se locomover.

Quanto custa um seguro para a educação?

O custo é relativamente baixo, em média varia de 2% a 3% do valor da mensalidade. Por essa razão, você deve ficar atento à atualização dos valores inicialmente contratados para garantir a indenização, já que as mensalidades das escolas e universidades nem sempre acompanham o índice de correção escolhido para reajustar o prêmio do seguro. Reveja a quantia contratada a cada ano.  Geralmente, a contratação deste seguro é feita para um ciclo de estudo, com renovação da apólice anualmente.  No caso do ensino superior, se o próprio aluno for o responsável pelo pagamento das mensalidades, ele também pode se beneficiar desse seguro em caso de desemprego involuntário e invalidez permanente ou temporária.

Quais são os riscos excluídos?

O seguro educacional tem coberturas específicas. A sua estruturação, no entanto, se baseia na dos seguros de vida e de acidentes pessoais.

O seguro não cobre:

– Pagamento de cursos extracurriculares e aulas de reposição, no caso de o aluno ficar em dependência de alguma disciplina.

– Reprovação faz com que as mensalidades só voltem a ser pagas pelo seguro quando o estudante por aprovado para o ano seguinte, mediante declaração da escola.

– Existem outras hipóteses não cobertas pelos seguros educacionais, é necessário ler todas elas antes de contratar essa proteção.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *