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Por que o bem-estar no trabalho é crucial para sua empresa?

Cada vez mais as empresas têm percebido a importância do bem-estar no trabalho. A satisfação dos colaboradores tem se tornado um dos pontos mais relevantes a se prestar atenção, em vista dos benefícios que ela traz para o negócio. Mas você sabe, exatamente, quais são essas vantagens e como promover esses fatores na companhia?

O bem-estar na empresa tem a ver com qualidade de vida, clima organizacional, sentimento de valorização e redução de estresse, entre outros elementos. Ele é uma peça chave para a retenção de talentos, a melhora de resultados e o reconhecimento da sua organização. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira as nossas dicas!

Qual a importância do bem-estar no trabalho?

Você sabia que empresas que investem no bem-estar lucram mais? Isso porque esse fator está ligado à motivação, à produtividade e ao engajamento. Quando os funcionários se sentem bem no seu ambiente de trabalho, eles se identificam mais com a empresa, além de ter mais satisfação e mais disposição para as tarefas.

A promoção do bem-estar traz, uma série de benefícios: os profissionais têm maior interesse de permanecer no negócio (ajudando na retenção de talentos), a empresa se torna mais atrativa (melhorando sua imagem no mercado), questões como o absenteísmo e a rotatividade são reduzidas, os resultados vêm de forma mais otimizada e os funcionários atendem melhor os clientes.

Como promover o bem-estar no trabalho?

Existem várias ações que podem ser adotadas com esse objetivo. Um ponto muito importante é ajudar na conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal do colaborador, de modo que ele possa aproveitar a família, os amigos e os estudos, por exemplo. Nesse sentido, uma boa ação é trazer mais flexibilidade para a empresa, seja quanto aos horários, seja quanto ao local de trabalho.

Hoje em dia, algumas atividades já podem ser realizadas em home office, ou em espaços como os coworkings. Desde que isso se alinhe à função, ao perfil e aos interesses do funcionário, pode ser uma excelente ideia!

Outra questão importante é promover um bom clima organizacional, já que a convivência e as condições do ambiente de trabalho fazem toda a diferença. É necessário oferecer tanto uma boa estrutura física quanto uma boa estrutura emocional. Assim, os móveis, a iluminação e a temperatura devem ser adequados, mas a comunicação dos líderes e dos gestores, além do contato entre os próprios colegas, também precisam ser saudáveis.

É importante saber lidar com a resolução de conflitos e com feedbacks, por exemplo. A gestão deve se manter aberta para escutar e praticar a empatia com os colaboradores, de modo que eles se sintam valorizados e não intimidados na companhia.

Além disso, é necessário promover a qualidade de vida, cuidando da saúde física e emocional dos profissionais. A empresa deve oferecer um bom plano de saúde empresarial, além de incentivar atividades físicas e uma boa alimentação.

Para finalizar, lembre-se que o bem-estar pode ser promovido por todos na organização, independentemente do cargo. É muito interessante, portanto, que ele vá se tornando parte da cultura empresarial, de modo a funcionar como um valor da empresa e algo presente no seu dia a dia.

 

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a importância do bem-estar no trabalho! Não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais para discutir o assunto com seus amigos!

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