Skip to content

Escolha o melhor seguro de vida para você

Existem vários tipos de Seguros de Vida. Saiba as diferenças para escolher qual se adequa melhor às suas necessidades:

Modalidades: seguro individual e coletivo e seguro combinado

Vida Individual: tem como objetivo auxiliar na manutenção do padrão de vida de uma família em caso de morte ou invalidez. É um seguro anual, com reajuste pré-estabelecido em apólice. Pode ser contratado por pessoa física ou jurídica para cobrir o risco de um único segurado que necessariamente é pessoa física.

Duas ou mais vidas podem ser postas em uma mesma apólice de Vida Individual, sendo realizado neste caso um Seguro em Conjunto, que se aplica, por exemplo a: casais e sócios de empresas.

Seguro de Vida em Grupo: Contrato temporário, geralmente com apólices anuais e automaticamente renováveis. Em uma mesma apólice, a “Apólice Mestra”, cobre-se o risco de morte de um grupo de pessoas que tenham algum vínculo ou interesse comum.

Seguro Combinado: combinação das modalidades.  

Vida Individual

Pode ser contratado para garantir os seguintes riscos:

Morte: A indenização é devida se o segurado falecer por qualquer causa, observadas as restrições contratuais.

Invalidez: A indenização é devida se ocorrer a invalidez do segurado por qualquer causa, observadas as restrições contratuais.

Sobrevivência: O capital segurado é pago se o segurado sobreviver ao prazo estabelecido no contrato. Por exemplo: viver até 100 anos, nesse tipo de seguro o risco que a seguradora assume é a sobrevivência do segurado ao prazo definido.

Seguro de Vida Inteira: Tem validade por toda a vida do segurado. Uma vez emitida a apólice, não pode ser cancelada pela seguradora, a não ser por falta de pagamento ou fraude. As seguradoras são mais exigentes na contratação desse tipo de seguro, exigindo exames médicos para aceitar o segurado.

Seguro de vida Temporário: tem duração determinada, podendo ser dividido em:

– Temporário de Capital: Quando só há obrigação de pagamento do capital segurado se a morte ocorrer dentro de determinado período.

– Temporário de Capital: Quando só há obrigação de pagamento de uma renda temporária ao beneficiário indicado pelo segurado se a morte do segurado ocorrer dentro de determinado período.

Prazo de cobertura: pode ser temporário ou vitalício, vejamos:

– Cobertura temporária: O pagamento do capital segurado se efetua se o evento ocorrer dentro do prazo determinado no contrato.

– Cobertura vitalícia: O pagamento do capital segurado é realizado quando ocorrer a morte do segurado, a qualquer tempo.

Qual seguro escolher?

Um bom planejamento financeiro envolve a possibilidade de combinar diferentes tipos de seguro, para diferentes necessidades de proteção.

Por exemplo: despesas com funeral e honorários advocatícios para inventário. Para esses eventos o seguro do tipo “Vida Inteira” é o mais recomendado.

Já para as necessidades financeiras dos dependentes com prazo certo para terminar, como despesas com educação, estas podem ser protegidas por um Seguro Temporário.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *