Skip to content

Bancos de Câmbio X Corretoras de Câmbio

Qual a diferença entre os Bancos e as Corretoras de Câmbio?

No mês de abril de 2020 o Conselho Monetário Nacional – CMN alterou o limite das operações das corretoras de câmbio de 100 mil dólares para 300 mil dólares, o que é uma ótima notícia para todos, isso aumentar a concorrência entre Bancos e Corretoras e em consequência disso os custos das operações de câmbio tendem a cair.
A alteração aconteceu em meio a pandemia do Covid-19 e foi uma forma de apoiar o setor, o aumento do limite foi feito através da resolução normativa N? 4811 do Banco Central do Brasil.

Com essa alteração as corretoras de câmbio aumentam muito suas possibilidades de atua??o e passam a ser uma opção para muitos exportadores/importadores e empresas maiores.

Mas você sabe as diferenças entre um banco e uma corretora de câmbio?
Tanto os bancos como as corretoras de câmbio estão autorizadas pelo banco central para realizar operações de câmbio.
A lista das instituições financeiras autorizadas a operar no mercado de câmbio pode ser obtida no site do Banco Central do Brasil, na parte que trata de câmbio e capitais internacionais, lá está a lista de bancos e corretoras que estão habilitados para realizar operações.

Os dois (bancos e corretoras) podem fazer as mesmas operações as duas únicas diferenças são:

1 – Os bancos podem atuar em modalidades como o financiamento a exporta??o/importa??o, adiantamento de contratos de câmbio e operações no mercado futuro de d?lar em bolsa de valores.
2 – Os bancos não possuem limite para as operações como as corretoras possuem.

Qual melhor? Banco ou Corretora?

Depende do tamanho e do tipo de operação, na Zogg atendemos clientes através de Bancos e de Corretoras e a melhor opção vai variar caso a caso.
A grande diferença existente entre o banco tradicional e os bancos e corretoras especializadas em câmbio está no atendimento.
O que percebemos no mercado de câmbio brasileiro é que se você for ao gerente do seu banco tradicional para realizar uma operação simples de câmbio do tipo:
Suponha que seu filho v? morar fora do Brasil e você precise fazer uma manutenção de residente no exterior, e para isso, você precise enviar remessas internacionais para ele, os gerentes de banco não estão preparados tecnicamente nem comercialmente para te dar um atendimento adequado, geralmente os clientes são encaminhados para um 0800 ou algo do gênero para receber atendimento.

Já as instituições especializadas, conseguem te dar um atendimento muito melhor, pois são focadas em câmbio e com isso conseguem ter um custo menor.
Outro motivo para escolher uma institui??o especializada ? que pelo desconhecimento dos gerentes no assunto ? frequente que o cliente receba informa??es equivocadas sobre tributa??o ou enquadramento das opera??es de câmbio.
Se você quiser alguma informação adicional fique à vontade, a equipe da Zogg está sempre pronta para te atender e tirar suas dúvidas, assim podemos ajudar você a escolher a melhor instituição financeira para a sua empresa.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *